Dieta? Biomassa de Banana verde!


Você já deve ter ouvido falar biomassa de banana verde.
Se não ouviu, pode estar perdendo uma chance de incluir em sua dieta um alimento super do bem. Ela faz parte dos alimentos funcionais. Por que?  A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto de banana, que substitui cremes, farinhas engrossantes e sem deixar nenhum gosto diferente, pois ela se adapta a qualquer sabor, doce ou salgado.  
Seu principal diferencial é a substância chamada de "Amido Resistente".
O que é isso?
Nosso corpo não consegue digerir nem absorver esse amido e portanto ele não sendo absorvida não engorda e dá uma sensação de saciedade. Se fosse só isso já estaria ótimo, mas tem mais: Esse amido produz uma fermentação no intestino grosso produzindo alimento para a flora intestinal, além de acelerar o trânsito intestinal. Pois é, isso é uma ótima notícia, principalmente para quem não tem o hábito de frequentar o banheiro todo dia.
E... ele também mantém a integridade da mucosa intestinal o que melhora a absorção de nutrientes.
A banana verde também tem baixo índice glicêmico (IG),  sua digestão e absorção são mais lentas, mantendo os níveis de glicose estáveis no sangue, reduzindo a secreção de  insulina, o hormônio que leva a glicose para dentro da célula, portanto é um alimento que ajuda os diabéticos. E por fim, ainda ajuda a diminuir o colesterol e ajuda na prevenção das doenças do coração.
Esse é o principal conceito de “alimento funcional”, quando nutre e previne.
Ela pode ser acrescentada no feijão, na sopa, na massa da torta ou bolo, no sucos, suflê e onde sua imaginação puder criar e o cardápio da sua dieta permitir.
Do que você vai precisar?
Bananas, é claro! E verdes, muuuuiito verdes.

De preferência a banana nanica caipira. Colhida diretamente do pé, sem passar por nenhum processamento ou preservação em câmera fria. O jeito mais fácil é na Feira. Sempre tem uma banca de um sitiante que tem uns pezinhos de banana em casa. 



Mãos à obra:

- Separe as bananas do cacho mantendo os talos. Corte apenas as pontinhas dos 2 lados
- Lave as bananas com água e sabão.
- Coloque uns 4 dedos de água numa panela de pressão e leve para ferver.
- Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca. 
- A água deve estar fervendo para que haja o "choque térmico".
- Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão.
- Assim que a pressão iniciar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
- Depois de 10 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente.

Quando a pressão sair por completo, abra a tampa e retire as bananas uma a uma e com a ajuda de um pegador e uma colher, garfo ou faca, vá abrindo cada banana bem quente e colocando diretamente no liquidificador. A banana não pode esfriar. Nesse processo, as bananas vão se transformar numa massa bem espessa, a biomassa. Para ajudar a bater, coloque um pouquinho de água fervente, mas ATENÇÃO, não pode ser a água onde as bananas foram cozidas, para não escurecer a biomassa. 
Ferva um pouco de água numa panela separada e vá colocando bem pouco apenas para ajudar a massa a ser liquidificada. A consistência ideal é mais para dura do que mole.
- Retire do copo do liquidificador, coloque num pirex, espere esfriar e congele em porções individuais, em forminhas de gelo, por exemplo.
Para usar a biomassa depois de congelada é só descongelar as porções em temperatura ambiente e levá-las ao fogo com um pouco de água, mexendo, até que ela se desmanche totalmente ou coloca-las diretamente onde for utilizá-la.

As cascas:
Tudo se aproveita nessa fruta do bem. Se você quiser, pode guardar as cascas num pote com água e vinagre na geladeira por até 5 dias, na proporção de 1 copo de água para 1 colher de sopa de vinagre.
As cascas podem ser cortadas e cozidas com legumes pois são uma ótima fonte de fibras.
Também podem ser acrescentadas à carne moída, caponatas, saladas cozidas, maionese, etc..
Fibras ajudam a emagrecer e dão saciedade.

Agora que sua biomassa está pronta, que tal uma receitinha




Fonte da imagem

Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde
(receita de Iracema Bertoco - Chef especializada em cozinha diet, light e gastronomia funcional 
publicada no jornal Gazeta do Povo )

- Biomassa de 3 bananas verdes
- Leite condensado diet
  - 200g de leite em pó desnatado
  - 50 ml de xícara de chá de água fervente
  - 5g de sucralose ou stévia ( sachê) 
  - 30 g de manteiga 

Brigadeiro

- 600 g de leite condensado diet caseiro
- 100 g de biomassa de banana verde
- 80 g de cacau em pó
- 100 g de confeito de chocolate para brigadeiro
Rendimento: 40 brigadeiros com 50 calorias cada

Modo de preparo

Prepare a biomassa como indicado acima, separe a quantidade para essa receita, bata todos os ingredientes no liquidificador.  Para o brigadeiro, coloque todos os ingredientes em uma panela mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro comum. Deixe esfriar, enrole e passe no confeito de chocolate, ou outra cobertura que preferir.

Pense numa receita delícia!

Ficou alguma dúvida?  

Coloque sua mensagem aqui do lado direito no cadastro:"PARA RECEBER NOVIDADES FRESQUINHAS", envie seu e-mail que eu prometo responder rapidinho.  Ah, e sempre dê uma olhadinha na sua caixa de Spam, pode ser que a mensagem fique perdida por lá...



Gostou? Espalhe.......











[ Esse blog utiliza imagens públicas encontradas na internet através do Google Images e com o link da fonte onde foi retirada. Caso alguma imagem publicada aqui tenha propriedade intelectual  e não tenha sido citada a fonte, basta entrar em contato que ela será retirada imediatamente. ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário